Histórico do Encontro

O Encontro de Flautistas surgiu do resultado de um projeto que sua idealizadora, Cecilia Donsbach, realizava com a linguagem musical no distrito de Sodrélia, a Associação de Aprendizes de Sodrélia, juntamente com o professor Ancelmo Pereira. Este projeto teve início em 2006 com crianças do bairro e da zona rural do distrito.

Com o seu desenvolvimento, o projeto da periferia se expandiu e chegou até a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo e, tendo como parceria a Prefeitura local, iniciou várias atividades mais extensivas e regionais.

Na segunda edição ocorreu I Concurso de Flautistas “João Dias Carrasqueira”, foi um sucesso e então o concurso se consolidou na edição seguinte. O III e o IV Concurso ocorrerá com apoio do PROAC – ICMs.

As edições anteriores do Encontro de Flautistas aconteceram em 2015, 2016, 2019 respectivamente, com grande êxito e repercussão nacional e internacional.

Todos os projetos realizados asseguraram a continuidade para o IV Encontro, pois acrescentou conhecimento musical e cultural para os envolvidos.

Todas as atividades foram e continuarão sendo gratuitas, e ainda há premiação para os participantes do concurso.

O IV Encontro estava planejado para fevereiro de 2021, mas devido a pandemia, tudo precisou ser remanejado e só agora o realizaremos.