III Encontro de Flautistas de Santa Cruz do Rio Pardo

Menu

Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira

Flautista com vários CDs premiados e uma história de centenas de apresentações por mais de 40 países, Antonio Carlos Carrasqueira é desses raros artistas que navegam livremente e com a mesma propriedade pelos universos erudito e popular, tradicional e contemporâneo. Elogiado pela crítica internacional tocando a música de Bach, Mozart, Poulenc, Villa-Lobos, Guarnieri… tem gravações dedicadas a Pixinguinha, Callado, Pattápio Silva, Maurício Carrilho, Guinga e outros mestres da música popular brasileira que são consideradas primorosas. Como membro do Quinteto Villa-Lobos, gravou quatorze CDs, dois DVDs, realizou centenas de apresentações didáticas para crianças da rede pública de ensino e recebeu indicações ao Grammy e os prêmios Rival e Carlos Gomes discernidos ao melhor grupo camerístico brasileiro. Com formações como a Orquestra de Câmara de Heidelberg e em duo com a pianista Maria José Carrasqueira tem uma extensa carreira internacional.

Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo é graduado pelo Conservatoire National de Versailles, França, onde obteve o Premier Prix de Flute e pela Ecole Normale de Musique de Paris, França onde obteve a Licence de Concert. Tendo aprendido sua arte com o pai João Dias Carrasqueira, foi posteriormente discípulo de mestres como Roger Bourdin, Cristhian Lardé, Fernand Caratgé e James Galway. Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e em cursos da Escola Portátil de Música, tem lecionado em Festivais brasileiros como os de Campos do Jordão, Ouro Preto, Curitiba e Brasília. Vem também ministrando masters classes em universidades dos EUA, da Europa e da América Latina.

É presença constante nos palcos e estúdios de gravação `a frente de algumas de nossas principais orquestras sinfônicas e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Flo Menezes, Mauricio Carrilho, Heloisa Fernandes, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela, Marco Pereira, Marlui Miranda e Gabriel Levy, entre muitos outros.

Na imprensa

“…um artista completo.. um dos melhores flautistas que esse país já produziu...”
J.J. de Moraes - Jornal da Tarde - São Paulo

“...um virtuose nato, Carrasqueira toca com muita fluência, graça e refinamento.”
Ottawa Jornal – Ottawa - Canada

“A fusão expressiva realizada pelos dois irmãos instrumentistas foi sem dúvida uma das mais vivazes, límpidas e que mais sucesso tiveram entre as ouvidas este ano em Roma.”
Nuovo Sound - Roma

“Toninho Carrasqueira é um dos maiores músicos brasileiros. tocando Pixinguinha e Pattápio Silva, sua sensibilidade aguda realiza um CD fundamental para os cultores da música brasileira.”
Gazeta Mercantil - São Paulo

“Dono de um dos mais belos sôpros nacionais de todos os tempos, o virtuose Toninho Carrasqueira presta uma homenagem a dois gênios do instrumento... Um disco indispensável.”
O Estado de São Paulo

“Os Solistas de Heidelberg nos apresentaram peças de Telemann, Mozart e Bach, dando a essas obras um significado musical poético notável, tocando com muita expressão, clareza, bom gosto e simplicidade. O conjunto soa com precisão e estilo ... os solistas são maravilhosos... impossível desejar algo melhor do que a flexibilidade, a vida e a sensibilidade cativante do flautista Antonio Carlos Carrasqueira.”
Paris-Normandie - Rouen

"As soon as the trio of Carrasqueira, Santos, and Fagerlande began to play I realized that these three works would have an unfair advantage — the performers are simply at the very top of what they do. Since I am a flutist, I am particularly wowed by Carrasqueira, who manages to give the somehow contradictory impression that: his whole body is involved in the music-making and expression, and 2. he has such a mastery of the flute that only a fraction of his attention is really necessary to produce a tone of such beauty and expression that anyone else would have to give 110 percent"
Classical Voice of North Carolina

Clique aqui e conheça os demais artistas e professores que estão presentes no III Encontro de Flautistas